top of page

Precisa de planejamento financeiro? Sabe por onde começar?

  • Foto do escritor: Eu Empreendendo
    Eu Empreendendo
  • 17 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Com a crise vem a incerteza dos mercados e como consequência a instabilidade financeira. O primeiro impacto ocorre na oferta de empregos que em seguida afeta diretamente o poder de compra da população. Nesse momento é natural que a insegurança faça com que as pessoas sintam medo e que esse medo venha a inibir o desejo de colocar em prática planos e novas aquisições. A crise tende a nos afetar de forma direta, mas algumas práticas podem fazer com que a sua qualidade de vida e estabilidade não sejam tão afetados e que você tenha a possibilidade de dar sequencia em seus planos sem se preocupar tanto com o que vem pela frente.


Para te ajudar a pensar em como reorganizar seus planos, listamos os principais pontos que você deve levar em consideração para iniciar um planejamento financeiro que ira te ajudar a ter mais estabilidade no futuro.

1. Defina quais são suas prioridades. Todo planejamento começa por esse ponto de partida, estabelecer claramente o que vem em primeiro lugar, quais são os pontos mais relevantes, o que não pode faltar e o que é dispensável daqui para frente.

2. Crie uma lista com seus principais objetivos. Você precisa estabelecer seu ponto de partida e chegada. Institua prazos e metas com clareza e assertividade.

3. Estude e faça um diagnóstico da sua vida financeira. Entenda quais seus pontos fortes e fracos, o que pode ser descartado, como você pode otimizar seus ganhos e cortar gastos desnecessários.

4. Estabeleça um orçamento para poupar. Indicamos que o mínimo a ser investido seja equivalente a 20% da sua renda total. Importante frisar que 20% é o mínimo, quanto mais você poupar e investir, maior será sua rentabilidade financeira.

5. Invista com cuidado e sabedoria. Vamos deixar claro que poupança não é investimento, imóveis são bens necessários, então se você não está disposto a correr riscos, procure optar por títulos de renda fixa ou ações com baixa liquidez.

6. Comporte-se financeiramente e evite gastos desnecessários. Nunca fuja da meta previamente estipulada, em hipótese alguma cogite a possibilidade de gastar mais do que ganha, o endividamento será sempre seu maior inimigo, poupar e investir devem ser suas prioridades, não se deixe levar por ações momentâneas. Foco no objetivo é essencial.


Você pode montar esse cronograma em um computador, caderno, agenda ou qualquer outro lugar. Não precisa de um sistema especializado, mas você deve ter disciplina.

Faça o dinheiro trabalhar por você. Transforme seus hábitos e lembre-se, planejamento financeiro pode transformar sua vida.


 
 
 

Comentários


© 2023 POR VISEOTEC. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page